Aplicação de ferramentas computacionais para o estudo morfotaxonómico do gênero Merremia da Venezuela

Hernán E. Ferrer-Pereira, Yuribia Vivas-Arroyo, Omaira Hokche, Shingo Nozawa, Silvia Pérez-Cortéz, Leyda Rodríguez, Julián Mostacero, Javier Estrada

Resumo


A implementação de programas de computador é uma alternativa para facilitar a caracterização objetiva dos táxons avaliados. Na revisão de Merremia para a Venezuela é usada a linguagem e o software DELTA System. Para a definição da tabela de caracteres / estados foram analisadas descrições publicadas dos táxons registrados para Venezuela, e em comparação com a variabilidade observada em 129 UTOs (espécimes dos herbários VEN, MY y PORT, fototipos e descrições), resultando em uma matriz de 209 caracteres quantitativos e qualitativos. Com Delta Editor foi codificada a variabilidade morfológica dos 129 UTOs e matrizes de distância foram obtidos e analisadas com o programa PAST para estabelecer a delimitação taxonômica por meio de análise multivariado de ordenação e classificação. As descrições dos UTOs reconhecidos como pertencentes a um táxon na análise multivariado, foram consolidados pelo uso de  INTKEY. Esses últimos foram re-introduzidos a DELTA Editor para desenvolver descrições em linguagem natural e as chaves, tanto multi-entrada para INTKEY como dicotômica em linguagem natural. Os resultados confirmaram a presença de 12 espécies de Merremia na Venezuela, enquanto permitiu reconhecer novos caracteres úteis para a diferenciação entre taxa.


Palavras-chave


Merremia, Convolvulaceae, Venezuela, DELTA, análisis de similitud

Texto completo:

PDF


Esta publicação é filiada à ABEC

Licença Creative Commons
Rodriguésia - Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported License.
A licença se aplica a todos os trabalhos disponíveis no site rodriguesia.jbrj.gov.br.