Aspectos biométricos e morfoanatômicos do pireno e da semente e histoquímica da semente de Bactris maraja Mart. (Arecaceae)

Joelma Keith Rodrigues, Maria Sílvia de Mendonça, Daniel Felipe de Oliveira Gentil

Resumo


Bactris maraja Mart., (marajá) é uma palmeira frequente nas margens de lagos e igarapés Amazônicos, cujos frutos comestíveis são consumidos pelo homem e pela fauna. Os estudos morfoanatômicos das estruturas propagativas podem contribuir com informações que subsidiarão estudos taxonômicos, fisiológicos e ecológicos. O objetivo deste estudo foi determinar as características biométricas e morfoanatômicas do pireno e da semente, bem como as características histoquímicas da semente. Frutos maduros foram coletados em floresta de várzea no município do Careiro da Várzea, Amazonas. Foram determinadas as dimensões, massa fresca, teor de água e descritas forma, coloração e textura. O estudo anatômico foi feito pelo método de inclusão em resina. Foram aplicados testes histoquímicos para detecção dos principais metabolitos. Os pirenos e as sementes apresentaram pouca variação biométrica. O pireno é oval a elíptico, com endocarpo espesso, rígido, formado por células esclerificadas de paredes espessas. A semente é eurispérmica, com tegumento fino, cartáceo, marrom-claro, aderido ao endocarpo, constituído de células esclerenquimáticas e taníferas; endosperma volumoso, sólido, homogêneo, branco, formado por células arredondadas e alongadas, de reserva protéica e lipídica; embrião apical, cônico, pequeno, branco-leitoso, com conteúdo protéico e lipídico, polo radicular pouco diferenciado e polo caulinar constituído por três primórdios foliares.


Palavras-chave


morfologia de sementes; anatomia de sementes

Texto completo:

PDF (artigo / paper)


Esta publicação é filiada à ABEC

Licença Creative Commons
Rodriguésia - Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported License.
A licença se aplica a todos os trabalhos disponíveis no site rodriguesia.jbrj.gov.br.